segunda-feira, 5 de abril de 2021

A história do Festival de Cinema de Gramado



Veja video do Festival em :

http://cinecap.blogspot.com.br/2009/09/origem-do-festival-de-gramado.html

A verdadeira origem do Festival de Cinema de Gramado
Atualizada 


História do Festival de Cinema de Gramado



Livro Gramado 30 anos: Publicação Oficial do 30º Festival de Cinema de Gramado, que conta a sua história: 

Nesse importante livro que conta a história do Festival de Cinema de Gramado nas comemorações do 30º aniversário do Festival, existem muitas matérias interessantes e que merecem serem revistas por esse Blog.

Isso porque as matérias foram escritas por quem viveu a realidade de seu inicio e não por historiadores ou pesquisadores atuais.

O grande cineasta brasileiro, Luiz Carlos Barreto faz o seguinte depoimento nesse livro comemorativo do Festival:

" Nesses 30 anos de existência, Gramado se afirmou não só como o mais importante festival de cinema, mas sobretudo como ponto de encontro, refúgio e resistência do cinema brasileiro. Salve. salve Gramado"

Nelson Pereira dos Santos, o grande mestre do cinema brasileiro depôs no mesmo livro:

Tenho imenso carinho pelo Festival de Gramado. Em dois momentos ele me honrou com dois belos premios: O kikito de melhor filme " O Amuleto de Ogum" (1975) e depois com o troféu Oscarito (1998) . O que mais pode querer um cineasta brasileiro?"
  Carlos Guimarães de Matos Jr, um de seus fundadores e autor desse blog, conta na página 35 com o título ~" O Inicio do Festival de Gramado"  como foi o começo .

Mas nesse artigo falta a principal matéria que verdadeiramente originou a sua existência. Complemento com esse post.

O que muita gente não sabe e que não está escrito nos livros e nem na história do Festival de Cinema de Gramado,  é que em 1972 em plena ditadura, na pior fase da repressão, fui comunicado como Presidente do Instituto Nacional do Cinema, pelas autoridades da época, que em 1973 não haveria o Festival de Cinema de Brasília , disparado o mais importante festival de cinema da América Latina.

Por conter um importante carater político, contrário aos interesses do poder da época e agregava muitas manifestações políticas justamente em Brasília, sede do poder, causando permanentes e saudáveis constrangimentos ao Planalto. ele foi excluído da pauta da capital.


O Ministro da Cultura da época, Jarbas Passarinho, reagiu vigorosamente como era de seu costume,  às intervenções da Censura no cinema brasileiro, vendo que era vencido nessa questão, fez muita pressão junto ao Planalto para que então fosse realizado o Festival em outra cidade.

A classe cinematográfica não poderia ficar sem o seu Festival anual.

Ele me recomendou que buscasse um local distante da capital federal para realizar o tão necessário Festival.

Veja uma materia sobre o Festival publicada na RBS filiada da TV Glono 


A Prefeitura de Gramado ja havia me manifestado anteriormente o seu interesse em realizar um Festival de Cinema na cidade.

Daí a escolha da bela e acolhedora cidade de Gramado no extremo sul do país.


1º Festival de Cinema de Gramado
No 1º Festival de Cinema de Gramado,  Carlos G Matos Jr, presidente do festival,  discursa.
.
Nota-se na foto acima que os prêmios kikitos eram de madeira e expostos em uma mesinha de plástico.

Um começo simples, mas com grandes filmes, plantaram uma semente que gerou o maior evento de cinema da America Latina.

O Festival de Cinema de Gramado concede o seu melhor premio em seu primeiro evento à um filme censurado pela ditadura, "Toda Nudez Será Castigada," obra de Nelson Rodrigues, dirigido pelo cineasta Arnaldo Jabour,  O filme teve muita resistência dos conservadores na época por ser uma obra de Nelson Rodrigues que incentivava a nudez.

Parte da própria comunidade local,  de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, naturalmente conservadora,  reagiu de forma negativa ao filme premiado.

Mas o filme teve um público de 1 737 151 espectadores, sendo o quarto filme mais assistido de 1972.

Em novembro de 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

E esse mesmo filme logo depois foi defender o Brasil no Festival de Berlin e ganhou o premio Urso de Prata por sua excelente qualidade.





Mas outros filmes de Importantes diretores do cinema brasileiros participaram do 1º Festival  de Cinema de Gramado, tais como :

Mostra Oficial:

- "Roleta Russa" de Bráulio Pedroso
- "A Casa Assassinada" de Paulo Cesar Sarraceni
- "Cassy Jones, O Magnifico Sedutor" de Luiz Sergio Person

- "Janaina a Virgem Proibida" de Olivier Perroy

Mostra Paralela:

"A Via Crucis segundo Darcy Penteado" de Miclos Palluci
"O Homem de Corpo Fechado" de Schubert Magalhães
"Piconzé" longa de desenho animado de João Luiz Araujo
" Eu transo ..Ela Transa" de Pedro Camargo 

O grande músico Antonio Carlos Jobim ganhou premio especial pela música do filme 'A Casa Assassinada" 

Mas voltando a origem do festival, o Ministro Jarbas Passarinho continuou pressionando o Planalto contra o absurdo da decisão e conseguiu depois retomar o fundamental Festival de Cinema de Brasília.

Mas aí Gramado já havia nascido e então foi dado continuidade pelo Instituto Nacional do Cinema .

Até como alternativa para uma situação tão crítica da época.


2º Festival de Cinema de Gramado
2º Festival de Cinema de Gramado:  Carlos Guimaraes de Matos Jr, presidente do 2º Festival,  entrega a Hugo Carvana o kikito  de melhor Filme do Festival 

O Festival de Cinema de Gramado sempre premiou filme de excelentes cineastas brasileiros.

" Vai Trabalhar Vagabundo" o filme da foto acima, que ganhou o 2º Festival de Cinema de Gramado foi um dos maiores sucessos de bilheteria do país.

Mais tarde com a extinção do Instituto Nacional do Cinema, a cidade de Gramado encontrou o seu caminho, assumiu o Festival  e continua realizando até hoje, sendo sem dúvida um grande marco da cinematografia brasileira.

Hoje, 13 de Setembro de 2009, quando escrevo esse artigo, temos os dois grandes e tradicionais Festivais. A cidade de  Gramado já com 37 Festivais e Brasília com 42 Festivais.


1º Festival de Cinema de Gramado

Na foto acima, Paulo Porto junto com Roberto Farias recebendo o troféu Kikito de melhor filme de Carlos Guimarães de Matos Jr, Presidente do Festival de Cinema de Gramado pelo filme de Arnaldo Jabor, "Toda Nudez será Castigada". Fonte Revista Filme Cultura 22 1º Festival de Cinema de Gramado

Postado por Carlos Guimarães de Matos Jr 
#festivaldecinemadegramado

Um comentário:

  1. Festival de Cinema de Gramado, 1º Festival de Cinema de Gramado, 2º festival de Cinema de Gramado, Gramado Film Festival, primeiro festival de cinema de gramado, segundo festival de cinema de gramado,

    ResponderExcluir