segunda-feira, 24 de maio de 2021

"Meu universo cinematográfico", por Carlos G Matos Jr

 


Eu acredito que essa foto com Alfred Hicthcok seja a minha foto símbolo por minha paíxao pelo cinema

Ela foi feita em Los Angeles nos Estudios da Universal Filmes, em 1974, em visita oficial 

Atras esta Hall B Wallis, produtor do filme "CasaBlanca" e todos os filmes de Elvis Presley.

Na época ocupava o cargo de Presidente do Instituto Nacional do Cinema 

Me lembro muito bem de nossa convers. 

Não se esquece momentos como esse. Alfred Hitchcock falava que o Brasil tinha todas as condições de ter uma grande indústria de cinema. Isso por que havia antes de tudo uma grande diversidade de etnias que compunham o povo brasileiro. As diversas micigenações raciais que começõu com europeus e indios, depois com a vinda de outras etnias, como povos africanos, japoneses, alemães, árabes, poloneses, italianos, fazia com que se encontrasse o rosto que qualquer personagem precisasse. Hitchcock disse tambem da grande diversidade de culturas existentes aqui. 

Falou do sul do Brasil, da Bahia, de São Paulo, do Norte, do Nordeste, Fiquei impressionado com o conhecimento que ele tinha de nosso país.

Ele me disse tambem que tinha uma estoria na cabeça dele de fazer um filme aqui no Brasil , onde um assassino jogava os corpos para serem devorados nos rios por piranhas...que ele sabia que o corpo sumiria em poucos minutos e os ossos afundarim rio abaixo. Ele dizia ser um crime perfeito....srsrs

Tive nesses anos contatos pessoais e profissionais com inumeros diretores importantes do cinema brasileiro como Nelson Pereira dos Santos, Waltr \Hugo Koury, Domingos de Oliveira, Caca Diegues, Zelito Viana, Joaquim Pedro de Andradde, Leon Hisrshman, Roberto Farias, Luiz Carlos Lacerda, Jece Valadão, Alberto Pieralisi, Carlos Coimbra, Mazaroppi, Lulu Santos, Antonio Fontoura, Glauber Rocha, Ademar Gonzaga entre muitos outros que a memória me falha.

Ja no plano internacional, alem de Alfred Hitchcok,  tive contatos pessoais e profissionais com Michael Douglas, Hall B. Wallis, David Brown, Francis Ford Coppola, Helen Brown, Jaques Charrier, Jaqueline Bisset, Harry Stone, Jack Valenti, Vanessa Redgrave, Romam Polasnki , Lisa Minnelli, Ingrid Bergman, Sidney Pollack, Geny Kelly entre muitos outros.

Todos eles deixaram ensimentos nas conversas que tivemos sejam dentro de escritórios, estudios, locações  ou festivais. 

Uma época importante que já passou. Hoje o cinema tem um novo olhar. 

Video do 50º Fesyival de Cinema de Gramado , onde explico porque ecolhi essa linda cidade para realizar seu primeiro festival de cinema. Fui presidente do 1° e do 2º Fesyival 

Tenho muito orgulho de ter lançado essa semente que hoje tornou-se o maior festival de cinema da America latina 

https://youtu.be/OZ_aStKcPKg

Nenhum comentário:

Postar um comentário